Rua Luciano Cordeiro 123 - R/c esq. 1069-157 Lisboa
Tel: 966 405 846
FEITO COM TODA A SEGURANÇA E CONFORTO
A saúde do nosso cólon está intimamente relacionada com a nossa saúde geral. A nossa alimentação e a exposição a tóxicos ambientais adoecem lentamente o nosso cólon, cujas funções passam pela absorção de nutrientes e síntese de vitaminas através de bactérias benéficas aqui existentes, influenciando não só o sistema digestivo, mas também o imunitário e o sistema nervoso.
Hidrocólon ou hidroterapia do cólon consiste numa limpeza completa do cólon com água previamente filtrada, purificada por raios ultra-violeta e termicamente condicionada para cada situação. Esta lavagem é efetuada utilizando um equipamento moderno e seguro.
A introdução de água através do recto é realizada através de uma cânula (tipo proctoscópio) de circuito duplo que permite, através de um dos circuitos a introdução de água, e pelo o outro circuito a saída da mesma água carregada dos detritos (diretamente para um local próprio de colheita) sem necessidade de sair da marquesa de tratamento.
Esta técnica é desenvolvida segundo normas profissionais rigorosas e não destrói a flora intestinal dado que as bactérias situadas nas pregas intestinais recolonizam muito rapidamente, reconstituindo a flora intestinal do cólon (contrariamente à ação de um antibiótico oral que pode destruir a flora durante várias semanas).
A pressão da água de irrigação é rigorosamente controlada e o débito é baixo, sendo ajustado a cada caso. Não existe perigo de deterioração do cólon mesmo nas zonas mais frágeis. A água amolece as matérias duras e as células mortas que podem encontrar-se acumuladas nas pregas intestinais ou incrustadas nas paredes, evacuando-as sem esforço ou dor.
A HIDROTERAPIA DO CÓLON tem sido bastante utilizada, principalmente, nas seguintes condições:
Obstipação, preparação de colonoscopias.
Alguns benefícios:
Facilita o mecanismo natural de desintoxicação do organismo;
Aumenta a absorção de nutrientes;
Promove o bom funcionamento intestinal, sobretudo em casos de OBSTIPAÇÃO;
Adequado para ser utilizado como preparação para determinados exames médicos como, por exemplo, a colonoscopia;
Útil na remoção de toxinas do intestino em indivíduos tetraplégicos, aumentando também o conforto intestinal dos mesmos.
Existem contraindicações?
Sim. É contra-indicado nos seguintes casos:
- Úlceras intestinais em fase aguda, suspeita de perfuração intestinal, fissura anal severa em fase aguda, colite hemorrágica, intervenção cirúrgica recente ao cólon
- Neoplasia do cólon
- Hipertensão arterial severa
- Gravidez
- Hérnia abdominal
- Insuficiência renal
- Cirrose hepática
- Epilepsia
- Anemia muito severa.
- Fístula anal.
ESCLARECENDO MITOS E IDEIAS ERRADAS
- "Ricos de Contaminação por uso de material não esterilizado e não descartável". Na Fitoclinic o material que utilizamos não só é descartável, como esterilizado e cumpre as mais rigorosas normas de segurança;
- "Risco de perfuração do cólon". A canúla é introduzida com cuidado apenas no reto, sem risco de perfuração dos tecidos. - "Utilização de agentes irritantes, geralmente de origem vegetal". Na Fitoclinic não fazemos uso de quaisquer substâncias a serem adicionadas à agua.
- "Causa de disbiose, arrastando muitas bactérias benéficas existentes no cólon". É verdade que junto com toxinas, existem bactérias benéficas que sofrerão um arrastamento por ação da água, um risco tão grande como uma preparação oral para a efetuação de uma colonoscopia. Este pequeno arrastamento é compensado com a prescrição de probióticos / simbióticos que rapidamente além de compensarem a perda de algumas bactérias benéficas ainda promovem o seu crescimento. No final o saldo é sempre bastante positivo e contribui declaradamente para a saúde do intestino.
- "Crêem os terapeutas de Hidrocólon que existem resquícios que se colam à parede do cólon, mas tal não acontece" - É sabido que existe matéria fecal que permanece no interior do cólon por muito tempo, seja nalguns casos de diverticulite, seja nalguns casos de fecaloma , onde aliás os enemas com água são aconselhados. Fezes por tempo prolongado no intestino tornam-se tóxicas;
- "Desequílibrio eletrolítico e perigo de desidaratação" - O paciente é previamente informado sobre a necessidade de ingestão aumentada de líquidos no dia da terapia (antes e depois desta, inclusivé com uso de infusões remineralizantes).
A hidroterapia do cólon não pode ser vista como um sistema de lavagem interna frequente, pois o cólon "não foi feito para banhos", como o exterior do nosso corpo, ou o nosso cabelo ou os nossos dentes. O Hidrocólon é uma terapêutica de recurso esporádico e apenas quando necessário.